AUDIOCLÍNIA VIAMÃO - Aparelhos Auditivos e Clinica de Reabilitação

AV. Senador Salgado Filho,9209
Viamão/RS

51 3485-0219
www.instagram.com/audioclinica.viamao/
www.facebook.com/audio.viamao
clinicadosom.fono@gmail.com

Aparelhos Auditivos

 

 

 Basicamente um aparelho auditivo é um mini sistema de amplificação. Cada aparelho é desenvolvido e adaptado para se adequar à situação auditiva de cada pessoa. Isso se deve ao fato de cada pessoa ter uma necessidade individual diferente da outra.

 Atuamos com aparelhos auditivos importados da Europa, Estados Unidos e de fabricação brasileira, são aparelhos de alta qualidade, dotados dos mais recentes avanços tecnológicos para amplificação de som, capazes de resolver a grande maioria das perdas auditivas e comercializados por preços abaixo do mercado para produtos equivalentes.

Experimente e comprove!

 

O aparelho auditivo é composto pelos seguintes componentes:

  • Microfone

  • Amplificador (a maioria com processamento digital de sinal)

  • Receptor (mini auto falante)

  • Um molde de ouvido (uma peça de acrílico ou silicone individualmente feita para se encaixar no ouvido) ou uma concha, no caso dos aparelhos intracanais ou microcanais.

  • Bateria

    Os aparelhos auditivos são fundamentais para ajudar você a ouvir melhor. Eles são projetados de acordo com sua perda auditiva, melhorando sua habilidade para entender a fala e fornecendo a quantidade ideal de amplificação nas freqüências onde você está perdendo sons importantes.

Preciso usar um Aparelho Auditivo?

     Alguns são os sintomas que identificam uma perda auditiva. O mais importante é estar atento e saber que existem soluções para os problemas auditivos. A Audição é extremamente importante para o desenvolvimento das crianças, para nossa comunicação e para nossa qualidade de vida.

    Não há qualquer contra-indicação ao uso dos aparelhos de amplificação sonora, porém existe a necessidade de um exame auditivo minuncioso para que seja feita a indicação mais adequada. Para isso, o deficiente auditivo pode contar com o trabalho de profissionais da área (otorrinos e fonoaudiólogos) que farão os testes necessários para o diagnóstico do problema auditivo e a seleção do aparelho que apresentará o melhor resultado. É importante ressaltarmos que será indicado um modelo de prótese auditiva especifica para cada tipo e grau de perda, permitindo que o paciente faça um bom e completo aproveitamento do aparelho.

     Não há razão para preconceitos quanto ao uso de próteses auditivas se pensarmos que os benefícios ao usuário de uma prótese auditiva perfeitamente ajustada são imensos. Caso você esteja sofrendo de problemas auditivos, procure um profissional da área e/ou empresas idôneas e especializadas em aparelhos auditivos. Esses profissionais estão em condições de fornecer-lhes os esclarecimentos necessários para a correção do seu problema e para uma boa aquisição do seu aparelho auditivo.

 

Para saber se a pessoa tem perda auditiva, realiza-se uma avaliação audiológica onde é avaliado de forma quantitativa os limiares de audição que classificam-se em:

  • NORMAL (0 A 20 dB NA) – Ouve todos os sons normalmente
  • LEVE (21 A 40 dB NA) – Dificuldade para entender alguns sons de fala, passarinho cantando etc;
  • MODERADA (41 A 70 dB NA) – Dificuldade para ouvir o latir do cachorro, bebê chorando, aspirador de pó, fala etc;
  • SEVERA (71 A 90 dB NA) – Dificuldade para ouviro som de um latido do cachorro, o toque do telefone, a fala etc;
  • PROFUNDA ( > 91 dB NA) – Dificuldade para ouvir máquina de cortar grama, caminhão, avião, etc.

*Classificação conforme Davis e Silverman, 1970.

Conforme o grau e tipo de perda do cliente é feito pelo fonoaudiólogo, a seleção do Aparelho Auditivo mais adequado.
Para a seleção do melhor aparelho auditivo, a Audiometra Center Aparelhos Auditivos dispõe de uma ampla linha de aparelhos analógicos e digitais, nos modelos Micro canais, Intra canais, Mini retro auriculares e Retro auriculares

AMPLIFICAÇÃO SONORA NAS DUAS ORELHAS OFERECE MAIS QUALIDADE DE VIDA A PESSOAS COM PERDA AUDITI VA.

 
    Pesquisas revelam que aproximadamente 80% das pessoas com problemas auditivos têm perdas nas duas orelhas, por isso a importância da chamada adaptação binaural.
    Segundo Giana Sehnem, fonoaudióloga gerente da AUDOPLUS Viamão, a adaptação binaural é aquela em que o paciente usa um aparelho em cada orelha e que utiliza um sistema de amplificação no qual os dois aparelhos auditivos são sincronizados para funcionarem de maneira integrada.
    Normalmente nesses casos as funções do aparelho, como a seleção de programas, o controle do volume, entre outras, trabalham em sincronia para otimizar seu funcionamento, são várias as vantagens da adaptação binaural se comparada à adaptação monoaural (uso de aparelho auditivo em apenas uma orelha), sendo uma das principais a capacidade de identificar e localizar fontes sonoras em um espaço tridimensional.
  

  “Ao receber um estímulo auditivo, nosso cérebro compara a intensidade  e os tempos do som que chega a cada orelha, ajudando-nos a localizar o som no tempo e no espaço,  a direção do som é dada pelo tempo mais rápido e pela intensidade mais forte e que, no caso de pessoas com deficiência auditiva bilateral e com adaptação monoaural, o cérebro perde a capacidade de identificar o som mais forte e mais rápido, perdendo também a habilidade de localização.

 

  A localização sonora é uma habilidade auditiva extremamente importante. Em uma situação onde o usuário está usando aparelho auditivo em uma das orelhas, sendo que ambas apresentam perda auditiva, ele pode não identificar a direção em que um carro buzinando está, por exemplo. Além disso, a fonoaudióloga explica que alguns sons extremamente suaves que podem não ser audíveis na forma monoaural podem se tornar audíveis com a amplificação binaural.
 
    “A adaptação binaural também oferece menos chances de microfonia e maiores possibilidades de ventilação, uma vez que a amplificação necessária na adaptação binaural é menor.” As chances de distorção sonora pela saturação do aparelho também são menores, assim como o consumo de pilha. Melhores também são a qualidade sonora e a discriminação de fala."
 
  Pesquisas demonstram que quando os dois ouvidos estão sendo usados, o cérebro, automaticamente, reduz os sons indesejáveis, melhorando a compreensão da fala. A fonoaudióloga afirma que cada vez mais pacientes estão optando pela adaptação binaural, mas que ainda existem mitos, preconceitos e desinformação a esse respeito. Na verdade o assunto é complexo, pois inclui também o fator financeiro, estético e o desconhecimento em relação aos principais benefícios proporcionados pela adaptação binaural, por isso é muito importante que a pessoa com perda auditiva consulte um especialista para esclarecer todas as suas dúvidas, na qual nos colocamos a diposição para estas e outras dúvidas que você possa ter.

 

Vantagens da adaptação binaural:

  1. localização mais efetiva da fonte sonora;
  2. somação binaural pode ser 30dB no limiar tonal e 3 a 5dB no limiar de percepção da fala;
  3. controle de volume mais baixo que o monaural;
  4. eliminação do efeito-sombra (diminuição do som que chega à orelha oposta);
  5. eliminação ou redução dos efeitos de eco em ambientes ruidosos;
  6. melhora da capacidade subjetiva de avaliação da qualidade sonora.

 

    

Giana Sehnem - CRFa/RS 8627

Fonoaudiologa