AUDIOCLÍNIA VIAMÃO - Aparelhos Auditivos e Clinica de Reabilitação

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Quantos CANAIS tem que ter um aparelho auditivo?

A distribuição espacial do som não é apenas uma ciência: é também uma arte.
 A evolução dos sistemas de distribuição espacial do som partiu de um único fato: os dois ouvidos não ocupam a mesma posição no espaço. Por isso, as ondas sonoras chegam até eles em instantes diferentes. A diferença é de milésimos de segundo, mas o cérebro consegue percebê-la. A idéia dos técnicos foi aproveitar esse dado da natureza e produzir equipamentos capazes de combinar sons diferentes, vindos de várias direções ao mesmo tempo.
     Os circuitos amplificadores de audio e, mais especificamente, a circuitos para simulação de amplificadores de audio de dois canais, isto é, amplificadores de audio com dois canais alternativos para amplificação de sinal, mas usando somente um único canal de amplificação para fornecer modos de distorçãoseletiva ou modos não distorcidos (saída de audio "limpa") de amplificação dos sinais de audio. Um objetivo da presente invenção consiste em fornecer um circuito de amplificação de audio de canal singelo capaz de operar em pelo menos dois modos, um modo fornecendo ganho normal (saída de som limpo)e o outro modo fornecendo saída de som distorcido bastante realçada com flexibilidade mensurável no controle de ganho normal, no controle de pós - ganho e no controle de ganho de "superdistorção". O objetivo é fazer com que o ouvinte tenha a sensação de que está na platéia de um concerto ou que o espectador de um filme perceba seus efeitos sonoros como se estivesse dentro da própria cena.
    Procura-se, em resumo, forjar uma massa sonora tridimensional. Para isso, o sinal sonoro reduz toda a massa sonora para  o número de canais da mixagem.
   Se a imagem mostra um avião voando da esquerda para a direita, o ruído também se desloca na direção frontal esquerda para a frontal direita. De modo semelhante, a massa sonora pode ser jogada na direção frontais para atrás do usuário da prótese, e vice-versa.Dois canais um esquerdo e outro direito já são suficientes para criar a ilusão de tridimensionalidade. Enquanto os ruidos podem ser posicionados mais para a esquerda ou para a direita, a voz costuma ficar no centro. Para isso, basta amplifica-los com o mesmo volume em ambos os canais, proporcionando ao usuário em geral, um aparelho sonoro individual provido de alta qualidade de som,de baixo custo de compra, de fácil e prático manuseio, e, de aplicabilidade em qualquer ambiente.

      Aparelhos digitais, onde a energia sonora após ser transformada em sinal elétrico é  convertida em uma seqüência de números binários,  promove maiores possibilidades de manipulação do sinal no sentido de conseguir maior número de ajustes e maior qualidade. Depois de amplificada e modificada esta seqüência numérica é novamente convertida em sinal elétrico e enviado ao receptor para ser transformado novamente em som. As modificações levam a vantagens como redução do ruído, supressão do feedback, melhora da inteligibilidade da fala (dá mais ênfase às consoantes que às vogais), maior capacidade de compressões em distorção, maior poder de filtragem, modificações que dependem do número de canais do aparelho auitivo.

   Para que tenhamos uma boa adaptação protética o objetivo principal deve ser tornar os sons baixos audíveis, os de fala confortáveis e os sons altos toleráveis. Para se conseguir diferentes níveis de amplificação para diferentes níveis de entrada é necessário utilizar um sistema de amplificação não-linear ou com processamento automático de sinal.

     A introdução da tecnologia digital na área dos AASI levou a um progresso considerável no que tange a flexibilidade destes dispositivos. Particular importância deve ser dada à utilização da compressão multicanal que, entre outras funções, permite melhor equiparação das características eletroacústicas dos AASI's às necessidades de amplificação dos deficientes auditivos. A premissa para a utilização da compressão multicanal é que a percepção da loudness, e consequentemente, a área dinâmica de audição, não é a mesma todas as freqüências. Devido a isto, diferentes parâmetros de compressão deveriam ser ajustados para diferentes regiões de freqüência.


Além disto, quanto à inteligibilidade da fala, a compressão multicanal poderia também ser benéfica, na medida em que é suposto que sons mais intensos de baixa freqüência não afetariam o ganho nas freqüências altas, evitando, assim, a redução da inteligibilidade das consoantes.

Suas desvantagens são o tamanho e o custo.