LOGOAUDlOMETRlA
A logoaudiometria é realizada com a utilização de uma lista de palavras mono ou dissilábicas, foneticamente balanceadas e que façam parte do vocabulário usual do indivíduo. As palavras devem ser apresentadas ao paciente em diferentes intensidades e observa-se a porcentagem de inteligibilidade da palavra a cada intensidade.
O limiar de inteligibilidade é a intensidade que permite inteligibilidade de 50% das palavras faladas e portanto, a intensidade que na curva corta o eixo das ordenadas no 50%. É também conhecido como SRT (Speech Response Threshold).
A porcentagem de discriminação (= S.D.S. = Speech Discrimination Score) é a porcentagem de palavras compreendidas em um nível de intensidade de 35dB acima do limiar de inteligibilidade.
Para facilitar, normalmente pesquisa-se apenas o SRT e a porcentagem de discriminação sem se traçar a curva logoaudiométrica. Desta forma, determina-se qual a intensidade necessária para a compreensão de 50% das palavras mono ou dissilábicas oferecidas ao paciente. A partir do SRT,que deve coincidir com a média dos limiares nas frequências de 500, 1000 e 2000Hz, pesquisa-se a porcentagem de discriminação 35dB acima do SRT.
Em um indivíduo normal espera-se uma discriminação de 88 a 100%. As discriminações de 60 a 88% sugerem lesão coclear, enquanto discriminações menores que 60% sugerem lesão retrococlear.