Avaliação Audiológica Básica
A audiometria trabalha com as freqüência do som, medidas em decibéis, obedecendo a uma escala que determina o grau da perda de audição. No exame são utilizadas técnicas que dependem da participação do paciente.
A audiometria é um exame que avalia a audição. É realizado por um fonoaudiólogo. O paciente, no interior de uma cabine, é testado para sua audição. O resultado é expresso em um audiograma, que é um gráfico que revela as capacidades auditivas do paciente.
Tipos
Os principais tipos de audiometria são:
- audiometria tonal, que é considerado um teste subjetivo para avaliar o grau e o tipo de perda auditiva. Principal teste para detectar problemas de audição é a audiometria, que é realizado por um fonoaudiólogo ou otorrinolaringologista, para avaliar a parte funcional do ouvido, o grau de perda da audição e sua configuração – se a perda ocorre em sons graves e/ou agudos.
- audiometria vocal (teste de discriminação e detecção de fala), que pesquisa a capacidade de compreensão da fala humana. Exame utilizado para confirmação de limiares obtidos na audiometria tonal e para medir a compressão das palavras pelo paciente.
- Avaliação Audiológica Infantil
A audição é fundamental para o desenvolvimento da fala e da linguagem da criança. Estudos recentes comprovam que a detecção de alterações auditivas e a intervenção iniciada até os 6 meses de idade, garantem um desenvolvimento comparável com crianças normais da mesma faixa etária. - Audiometria Condicionada Infantil
- Audiometria com reforço visual
- Audiometria Comportamental
- Medidas da imitância acústica (timpanometria e medida do reflexo acústico
- Indicação de AASI