Avaliação do Processamento Auditivo Central (PAC)
Quando solicitar?
- Dificuldades em ouvir ou compreender, principalmente em ambientes ruidosos;
- Dificuldades em localizar os sons;
- Não entendem corretamente o que lêem;
- Dificuldades em compreender ordens e regras;
- Com dificuldades para ler e escrever;
- Que escrevem em “espelho”, trocam as letras ou com letra “feia”;
- Não sabe qual é á direita e a esquerda;
- Dificuldades em se expressar (contar uma história ou dar um recado) e entender piadas e palavras de duplo sentido;
- Dificuldades em memória e concentração;
- Baixo rendimento escolar principalmente em leitura, gramática, ortografia e matemática;
- Agitados, hiperativos, muito quietos e desatentos.
Atenção! Essa criança pode ter uma
Disfunção do Processamento Auditivo.
Importante!
Disfunção no Processamento Auditivo é diferente de surdez!
A criança pode ter audição normal e ter dificuldade para compreender bem o que é falado.
Definição: - É um conjunto de habilidades auditivas específicas (localização, memória, atenção e discriminação auditiva) das quais o individuo depende para dar significado ao que ouve.
Como saber?
É necessário que a criança faça uma avaliação da audição completa, com um Fonoaudiólogo incluindo testes especiais para avaliar a audição central.
Orientação a pais e professores.
- Falar olhando para a criança;
- Propiciar ambientes silenciosos;
- Falar em um ritmo de fala contendo pausas nítidas, articulação clara e entonação enfatizada;
- Verificar se a criança entendeu a solicitação pedindo-lhes que as repita.
- Criar situações de comunicação diária com as crianças de pelo menos 50 minutos, contando histórias, cantando musicas e perguntando sobre as atividades do dia.